Folha Online
1. Visibilidade do status do sistema
Pelo que eu pudi acompanhar em algumas reportagens que observei agora, os jornalistas da Folha estão mantendo um tempo bom ao atualizar o site. A última reportagem "de capa" postada foi há uma hora atrás. O único informe publicitário que eu vi no site hoje, está bem colocado e com o indicativo de "Publicidade" acima.
2. Compatibilidade entre sistema e mundo real
Acredito que a linguagem do Folha Online é ótima. Nem tanto refinada, nem tanto popular. É um português correto, com palavras boas de entender, sem sinônimos difíceis. Tanto na parte "Brasil", "Ciência", "Esporte" como na "Educação", a linguagem utilizada é a mesma, com textos naturais e leves de compreender. O legal é que em um algum texto mais técnico, existem links para outras reportagens explicando do que se trata. Por exemplo, a matéria fala sobre alguma consequência do aquecimento global em algum lugar do mundo; aí então, abaixo do texto, existe um link dizendo: Entenda o que é o aquecimento global.
3. Controle e liberdade para o usuário
Se eu entendi certo, na Folha a saída que eles dão para um "erro de percurso" é bem simples e, creio que seja bem pensada. Se, por acaso eu aperto na Publicidade, ela abre uma nova janela, e não na mesma, ou seja, para eu voltar para a original só tenho que fechar a nova janela da propaganda. Se abrisse na mesma, eu teria que "voltar", fazendo com que demorasse um pouco mais, pois é necessário carregar o site. Para complementar: TODOS os links da página principal que não são notícias e colunas (como enquetes, folhashop..) abrem em uma nova janela. Além disso, em cada notícia que acesso, existe um menu a esquerda, mostrando todos os temas que tem o jornal, então, se querias Esporte e clicasse em Política, podes ir direto pro Esporte clicando no menu.
4. Consistência e padrões
Ao abrir todas as reportagens e colunas vemos um "design" igual. A hora e o dia, o título, o (a) jornalista, a matéria, as fotos posicionadas num mesmo sentido, links de "Leia Mais", links de "Especiais" (sobre o assunto), logo vem a comunicação leitor-jornalista (emails, comunicar erros..) e algumas publicidades.
5. Prevenção de erros
Não achei algum erro dentro do site. Todos os links levam para os lugares certos. E está bem avisado o que é reportagem, o que é coluna, o que é publicidade, o que é local de compras, o que é informe econômico e assim vai.
6. Reconhecimento em lugar de lembrança
A maioria da configuração quanto a coerência está legal, porém duas coisas ruins me chamaram a atençao: uma é que ao abrir uma reportagem, a primeira "foto" que aparece é de uma publicidade no meio da matéria, ou seja, tu perdes uns 5 segundos olhando para a publicidade pensando que pode ser uma foto, mas não é. A outra é a foto da primeira página em relação com a principal manchete: a primeira vista, parece que elas tem a ver uma com a outra, mas na verdade não, a foto é somente uma ilustração de algo que aconteceu de importante no mundo, tipo "Foto do dia".
7. Flexibilidade e Eficiência de uso
Apesar de ser um site um pouco poluído, mesmo para quem já está acostumado com o site e para quem é novo ali, é fácil de se achar, é só ir lendo nos temas indicados, se eu quero saber sobre o Lula, é política; se eu quero saber sobre moda, é na Ilustrada e, assim vai.
8. Projeto minimalista e estético
Com certeza o projeto do site é bom porque é bem minimalista, tem somente as manchetes e indicações das informações. O problema é quando acessamos o site, a primeira vista eu fico um pouco tonta com tanta informação tão junta. Mas, aos poucos, parece que o olho "acostuma".
9. Auxiliar os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar erros.
Não achei erros deste tipo.
10. Ajuda e documentação
Abaixo do cabeçalho do site existem as seguintes indicações:
- Fale com a gente
- Atendimento ao assinante.
Outra coisa que existe na parte de cima do site, a direita é a Busca, aonde dá pra encontrar alguma notícia passada, tanto na Folha Online como na Folha impressa.
DEU! Tá certo Raquel???
No comments:
Post a Comment