15 March 2007

Exercício dia 15/03/07

1. Fazer uma avaliação heurística de um website de Jornalismo.

Folha Online

1. Visibilidade do status do sistema
Pelo que eu pudi acompanhar em algumas reportagens que observei agora, os jornalistas da Folha estão mantendo um tempo bom ao atualizar o site. A última reportagem "de capa" postada foi há uma hora atrás. O único informe publicitário que eu vi no site hoje, está bem colocado e com o indicativo de "Publicidade" acima.

2. Compatibilidade entre sistema e mundo real
Acredito que a linguagem do Folha Online é ótima. Nem tanto refinada, nem tanto popular. É um português correto, com palavras boas de entender, sem sinônimos difíceis. Tanto na parte "Brasil", "Ciência", "Esporte" como na "Educação", a linguagem utilizada é a mesma, com textos naturais e leves de compreender. O legal é que em um algum texto mais técnico, existem links para outras reportagens explicando do que se trata. Por exemplo, a matéria fala sobre alguma consequência do aquecimento global em algum lugar do mundo; aí então, abaixo do texto, existe um link dizendo: Entenda o que é o aquecimento global.

3. Controle e liberdade para o usuário
Se eu entendi certo, na Folha a saída que eles dão para um "erro de percurso" é bem simples e, creio que seja bem pensada. Se, por acaso eu aperto na Publicidade, ela abre uma nova janela, e não na mesma, ou seja, para eu voltar para a original só tenho que fechar a nova janela da propaganda. Se abrisse na mesma, eu teria que "voltar", fazendo com que demorasse um pouco mais, pois é necessário carregar o site. Para complementar: TODOS os links da página principal que não são notícias e colunas (como enquetes, folhashop..) abrem em uma nova janela. Além disso, em cada notícia que acesso, existe um menu a esquerda, mostrando todos os temas que tem o jornal, então, se querias Esporte e clicasse em Política, podes ir direto pro Esporte clicando no menu.

4. Consistência e padrões
Ao abrir todas as reportagens e colunas vemos um "design" igual. A hora e o dia, o título, o (a) jornalista, a matéria, as fotos posicionadas num mesmo sentido, links de "Leia Mais", links de "Especiais" (sobre o assunto), logo vem a comunicação leitor-jornalista (emails, comunicar erros..) e algumas publicidades.

5. Prevenção de erros
Não achei algum erro dentro do site. Todos os links levam para os lugares certos. E está bem avisado o que é reportagem, o que é coluna, o que é publicidade, o que é local de compras, o que é informe econômico e assim vai.

6. Reconhecimento em lugar de lembrança
A maioria da configuração quanto a coerência está legal, porém duas coisas ruins me chamaram a atençao: uma é que ao abrir uma reportagem, a primeira "foto" que aparece é de uma publicidade no meio da matéria, ou seja, tu perdes uns 5 segundos olhando para a publicidade pensando que pode ser uma foto, mas não é. A outra é a foto da primeira página em relação com a principal manchete: a primeira vista, parece que elas tem a ver uma com a outra, mas na verdade não, a foto é somente uma ilustração de algo que aconteceu de importante no mundo, tipo "Foto do dia".

7. Flexibilidade e Eficiência de uso
Apesar de ser um site um pouco poluído, mesmo para quem já está acostumado com o site e para quem é novo ali, é fácil de se achar, é só ir lendo nos temas indicados, se eu quero saber sobre o Lula, é política; se eu quero saber sobre moda, é na Ilustrada e, assim vai.

8. Projeto minimalista e estético
Com certeza o projeto do site é bom porque é bem minimalista, tem somente as manchetes e indicações das informações. O problema é quando acessamos o site, a primeira vista eu fico um pouco tonta com tanta informação tão junta. Mas, aos poucos, parece que o olho "acostuma".

9. Auxiliar os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar erros.
Não achei erros deste tipo.

10. Ajuda e documentação
Abaixo do cabeçalho do site existem as seguintes indicações:
- Fale com a gente
- Atendimento ao assinante.
Outra coisa que existe na parte de cima do site, a direita é a Busca, aonde dá pra encontrar alguma notícia passada, tanto na Folha Online como na Folha impressa.

DEU! Tá certo Raquel???

No comments: