06 November 2005

fazendo os da aula do dia 20/10...

1.
A atividade hacker pode refletir-se na política da cibercultura de muitas formas. Primeiro é bom dizer que os hackers surgiram como se fosse uma contra-cultura. Ou seja, não concordam com o sistema, tem o conhecimento e o usam para estar a frente e criar seus próprios conceitos. Então, a atividade "hacking" pode se refletir através dos ensinamentos de Marx, que dizia que "tudo é de todos"; então, que eles teriam total poder sobre seu conhecimento, utilizando-o para qualquer seja ação. E outra, que eles seguem a teoria do "faça você mesmo", ou seja, não esperam pelo Estado, pelo governo liberarem os sites. Eles buscam tudo sozinhos e criam as coisas. Um exemplo, é o Linux.

2.
Sinceramente, eu acho a atividade hacker muito necessária à cibercultura, pois muitas vezes existem sites que o Estado não aceita, ou que acha que não é um bem para a população e não libera. E muitas vezes, estas informações são importantes para um grupo de pessoas, então, somente "hackiando" é que podemos chegar a elas. Não acho que seja uma coisa contra a cultura ou contra a lei, é só um meio que já "mata dois coelhos de uma vez só", ou seja, é um jeito de se expressarem (revolta) e também, ajuda quem precisa destas informações. Eu conheço várias pessoas que utilizam muitos sites hackiados e outras que são hackers, e com certeza, facilita muito a vida.

3.
Bom, quanto as redes, acredito que existam mais laços fracos do que fortes no site. (o do cyberpunk..) Os fracos podem ser vistos nas conversas entre os hacker e os internautas que conversam com eles. Com certeza a maioria nunca se viu na vida e, deve ser a 1ª e última vez que se falam. Os fortes podem se dar através dos próprios hackers, que devem ser amigos e companheiros nesta atividade, trabalhando em grupo.

4.
Vamos ver se eu entendi isso direito..
APROPRIAÇÃO: www.claroideias.com.br
É um exemplo porque através de uma tecnologia, ultilizamos uma função secundária, que seria o envio de mensagens grátis através do site, para o celular de alguém da mesma empresa de telefonia.
www.fotolog.net
É o segundo exemplo de apropriação. Pois, estamos todos acostumados culturalmente a fazer álbuns de fotos materiais, guardados em nossos armários em casa... Então, um dos objetivos da apropriação é criar algo secundário em uma teconologia já existente. Assim, foram criados os fotologs, que são sites que são monitorados por pessoas que postam ali suas fotos, com direito a um caption, virando assim, um álbum de fotos, e com acesso a quem quiser ver.

DESVIO: Um exemplo super atual é o www.orkut.com Principalmente o caso recente do nosso colega de curso, que criou a comunidade "Homicidas do Brasil" (não existe mais o link da comunidade, pois ela foi deletada...), aonde os participantes relatavam como mataram alguém e davam dicas de como fazer tal ato. Então, é uma conduta totalmente não-aceita pela sociedade, é um tipo de comportamente que vai totalmente contra os conceitos impostos.
Uma dúvida... Outro exemplo de desvio poderiam ser os sites pornográficos? Acredito que sim.. Não sei o link de nenhum né (hehe) Mas acho que são totalmente contra, há um certo "medo" da sociedade, um certo anseio, de falar sobre esse assunto.

DESPESA IMPRODUTIVA: www.msn.com
É o site aonde baixamos o Messenger. Grandíssimo exemplo de despesa.. Pois, ao termos ele em nosso computador de trabalho, com certeza, se formos somar, deixamos de fazer muita coisa em menos tempo por causa do chatzinho... E com o passar do tempo, vira um vício, e a pessoa ás vezes passa mais tempo conversando do que trabalhando. Eu conheço muitos exemplos aonde eu trabalho na porta ao lado...
www.terra.com.br Pode ser um segundo exemplo, porque o Terra não é um simples site, é um portal que é útil para incontáveis tarefas, desde ver o horóscopo, email, fotos, blog até as últimas notícias que aconteceram segundos atrás. Então, podemos perder um bom tempo olhando tudo que ele pode nos proporcionar.

No comments: