14 November 2005

exercícios dia 27/10... feitos!

1.
a)
Pesquisa em comunicação:
http://www.ask.com - 4,920 resultados.
http://www.google.com.br -
2.280.000 resultados
http://www.yahoo.com.br -
3.920.000 resultados
http://www.altavista.com - 3.700.000 resultados
http://www.hotbot.com -
4,920 resultados

Cultura gaúcha tradicionalista:
http://www.ask.com - 16 resultados
http://www.google.com.br - 11.600 resultados
http://www.yahoo.com.br - 2.000 resultados
http://www.altavista.com - 1.860 resultados
http://www.hotbot.com - 4.920 resultados

Estréias/lançamentos no cinema:
http://www.ask.com - 2 resultados
http://www.google.com.br - 90 resultados
http://www.yahoo.com.br - 53.200 resultados
http://www.altavista.com - 22.100 resultados
http://www.hotbot.com - 2 resultados

Shows do Pearl Jam no Brasil
http://www.ask.com - 10.900 resultados
http://www.google.com.br - 437.000 resultados
http://www.yahoo.com.br - 173.000 resultados
http://altavista.com - 154.000 resultados
http://www.hotbot.com - 10.900 resultados

b) Logo de cara, já poderíamos responder que o Google, pois foi o que deu o maior número de resultados e que é o mais "famoso". Não, óbvio que não foi o Google, e sim o HotBot e o Ask, porque apesar de ter obtido poucos resultados (ou bem menos que os outros), esses terão exatamente o que eu quero saber, ali naquele site. E não em links devidamente a ver com a palavra-chave

c) Não sei um número ao certo, porém, mais de 1 em cada página, com certeza. E quando fiz a procura por 'Shows do Pearl Jam no Brasil" o Alta Vista, não me deu o número certo de achados logo de cara, colocou no lugar um escrito assim: "Combinações patrocinadas."

d) Bom, pelo que vi, posso concluir que cada um usa a propaganda de um jeito diferente. No Ask, somente um homem engravatado com uma cara de "orgulhoso", querendo passar uma idéia de que, as buscas naquele site são de confiança. No Google, bem pouco... Somente a marca GOOGLE em letras garrafais (se diferenciando do resto) e coloridas. Já no Yahoo, podemos ver várias propagandas, tanto de fora como produtos oferecidos pelo próprio site além da busca, como de Bancos e shopping. No Altavista, notei duas coisas : o grande logotipo da marca e a opção de tradutora. E, por fim, o HotBot, que é o que menos se utiliza de subterfúgios para chamar atenção. É somente o nome e o logotipo.

e) O mecanismo dos sites funcionam da mesma forma. Agem todos matematicamente, não é necessário incluir links neles, Eles se organizam pelos INLINKS () pela quantidade de INLINKS. As primeiras páginas achadas são as que mais INLINKS, ou seja, aquelas páginas nas quais não existem links, ou muito poucos, serão as últimas a serem listadas.

2.
Com a internet, podemos ter acesso mais rápido em menos tempo a diversas informações. O GoogleBoombing é uma parte integrante disso tudo que influencia muito economicamente. Isto acontece quando procuramos uma palavra-chave e quando vamos ver o resultado, o 1° que aparece, não tem nada a ver com a palavra. Ele está ali, porque muitas pessoas tem um link em suas páginas com esse nome. Então, dar link para um site, é dar dinheiro para um site. É dar visibilidade, pois cada link agrega valor. E isto, só tende a crescer: quem tem mais, terá cada vez mais, relacionando com a Teoria das Redes. Já politicamente, o que as pessoas mais buscam no Brasil é o poder e, a Internet já cresceu o bastante para podermos dizer que ela é um grandíssimo mercado. E, estes sites, que são grandes, que possuem milhares de inlinks e outlinks, tem poder suficiente. É como uma grande empresa.

No comments: