20 October 2005

rumo aos que eu não fiz entonces... :P

1.Escolher um blog/fotolog. Analisar se existem laços fortes e fracos. Exemplificar.

O fotolog que eu escolhi é o http://fotolog.net/biiella
Pelo que eu pude observar no site, e pelo o que eu conheço da vida da guria, eu sei que existem muitíssimos laços fortes. Ela possui grandes amigas que em 99% estão nas fotos com ela e, que comentam sempre, sempre; porque também possuem flog. Na última foto, por exemplo, ela diz que torceu o pé, aí as amigas dela dizem que ela fez falta na visita do sítio, que querem ir visitá-la e etc. Porém, também existem alguns laços fracos no fotolog, porque ela conhece muita gente.

2. Existe alguma relação entre os "favoritos" de alguém e as pessoas que mais comentam? Dê exemplo.

As relações entre os favoritos do flog são imensas. Praticamente, todas as pessoas se conhecem (nem se for ao mesmo virtualmente). Por exemplo, o fotolog da /marcelinha_y tem favoritado no da /paulinha_s, que por sua vez está no da /ninebueno. E, estas 3 gurias comentaram no da /biiella. Uma das pessoas que mais comentam também é o namorado dela, e podemos ver comentários de amigos dele. Ou seja, todos que comenta tem uma relação.

3. É possível que uma discussão saia de um blog/fotolog e espalhe-se por outros? Explique.

Com certeza. Um grande exemplo dito em aula é a função de de propagandas de festas. Mas não quero me apegar neste exemplo; vamos falar de algo mais recente, como a votação do Referendo: Sim ou Não sobre a venda de armas e munição no Brasil. Já estou "cansada" de ver em diversos fotologs, aquelas "figurinhas" do NÃO ou do SIM; ou então, aquelas imagens que fazem para defender algum ponto. Acredito que no momentoesta é a maior discussão dentro de fotologs e, claro, blogs.

4. Observe e aponte quais tipos de capital social são identificáveis no seu blog/fotolog. Exemplifique. ("valor para o grupo")

Neste fotolog o que mais tem é capital social. Como eu já disse antes, a dona do site tem muuuitos amigos, amigos de laços fortes :)) Então, por exemplo como eu já tinha citado antes, nesta ultima foto ela diz que torceu o pé e, existem muitas mensagens de amigos desejando melhoras, que estão sentindo falta dela e coisa e tal. Um outro grande exemplo, foi no post aonde ela colocou uma foto com uma amiga que estava aniversariando, e consequentemente, escreveu algo em dedicatória. Então podemos ver pelos comentários, que todos gostavam muito de ambas.

5.Como aparece a economia da Dádiva na Internet? Dê exemplos.

Bah, nem gosto de falar disso.. (OIHAEOIA) Um exemplo muito bom que tem para se dar, é algo que tem me irritado horrores ultimamente.. Virou modinha agora no Orkut as pessoas deixarem 500 mil mensagenzinhas para as pessoas que nem conhecem. São desenhinhos de "clique aqui e veja a magia da natureza em ação" ¬¬ ; "Clique na bombinha e fique sabendo da última" ¬¬; fora que existem programas que a pessoa pode escrever o que quiser e, em um clique esta mensagem é mandada para amigos do amigo do amigo do amigo e por aí vai.. Agora, só não sei porque estamos chamando isto de dádiva.. (RISOS TÁ ;P)

6. Você acha que podem existir comunidades virtuais em blogs/fotologs? Explique.

Claro! Geralmente as pessoas sempre acabam se aproximando por algo que tem em comum. Um exemplo banal, é que se uma pessoa posta uma foto em algum lugar conhecido e, uma outra pessoa que é apaixonada por tal localidade vê, ela certamente vai entrar pra olhar e deixar um comentário. Mas, indo mais a fundo, existem dois fotologs que posso citar tranquilamente: um mais óbvio que é aquele /tattooland (algo do tipo), que ali ´só são postadas fotos de pessoas com tatuagens e, podemos concluir que então só entram pessoas que curtam este tipo de arte. O outro, é um fotolog de um amigo meu: /gustavovara, que trabalha como fotógrafo da prefeitura e, ali ele só posta fotos tiradas por ele (maravilhosas, por sinal), então, entramos ali para admirar seu trabalho.


FEITOOOOOOOO! :P

No comments: